É desejável mudar?

Poucas pessoas podem afirmar que não vale a pena melhorar nada na sua maneira de viver e na sua experiência do mundo. Há quem pense que os reveses e as emoções conflituais contribuem para a riqueza da vida e que é essa alquimia singular que faz delas o que são, pessoas únicas, devendo, pois, aprender a aceitar-se e apreciar os seus defeitos tal como as suas qualidades. Essas pessoas arriscam-se a viver numa insatisfação crónica sem se darem conta de que poderiam melhorar a troco de algum esforço e reflexão. […] Logo a verdadeira questão não é “É desejável mudar?” mas sim “É possível mudar?”. Com efeito podemos imaginar que as emoções perturbadoras estão tão intimamente associadas ao nosso espírito que não nos é possível desembaraçar-nos delas, a não ser destruindo uma parte de nós.

Não podemos escolher quem somos, mas podemos querer melhorar. Essa aspiração irá dar uma direcção ao nosso espírito. Como não basta uma simples desejo, competir-nos-á a nós concretizá-lo.[…] Dedicamos muitos esforços à melhoria das condições exteriores da nossa existência, mas, afinal é sempre o nosso espírito que vivência o mundo e o traduz sob a forma de bem-estar e sofrimento. Se transformarmos a nossa maneira de perceber as coisas, transformamos a qualidade da nossa vida. E essa mudança resulta de um treino do espírito a que chamamos “meditação”. 

Matthieu Ricard, em A arte da Meditação

tumblr_nk1bl7VF4u1uo3ckio1_1280

O Programa 31 dias de Meditação terminou na semana passada. Neste pouco tempo de prática (sim, um mês é pouco tempo :)) ouvi relatos de quem conseguiu dominar a ansiedade, de quem resolveu problemas de insónia, de quem sente um maior equilíbrio emocional, de quem passou a trabalhar com mais foco e atenção e até de quem conseguiu deixar de fumar !

Desejo do fundo do coração que todos consigam manter a  perseverança, pois este poucos benefícios que já sentem são só as migalhas. A meditação é um caminho fabuloso de evolução e transformação pessoal.

(Para os alunos, relembro que todas as sextas, às 18h30, temos prática de Meditação. É bom praticar em grupo, ajuda-nos a manter a motivação, a trocar ideias e tirar dúvidas, por isso, apareçam!)

Anúncios

One thought on “É desejável mudar?

  1. Eu comecei a meditar recentemente (muitas vezes, faço-o depois do yoga) e tenho gostado muito. Ainda não consigo abstrair-me dos pensamentos – nunca estou a pensar intencionalmente mas tenho sempre coisas na mente, em background – mas só o facto de estar relaxada e em conexão com a respiração já é muito bom.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s