Meditação sobre o vaivém da respiração

O Programa  31 dias de Meditação  já na terceira semana, e os participante já começam a relatar os benefícios que vão surgindo. Sabe tão bem ouvir… 🙂

Aqui fica o exercício desta semana!

IMG_9122

Sente-se confortavelmente, com as costas direitas, numa posição que deverá ser firme e confortável.

A partir de agora mantenha-se continuamente presente na sua respiração, sem a esquecer e sem se distrair.

Respire naturalmente, procure não interferir na sua respiração. Aceite-a tal qual ela lhe surge neste instante. Concentre a sua atenção na respiração que vai e vem…

Esteja particularmente presente na sensação criada pelo ar nas suas narinas, no local onde sente o ar com mais intensidade. Pode ser a entrada do nariz, ou um pouco mais no interior, ou ainda na parte mais alta, nos seios nasais. Ao expirar, procure aperceber-se do toque do ar junto ao lábio superior.

Repare também no momento em que a respiração se suspende, entre a expiração e a inspiração seguinte.

Depois, ao inspirar, concentre-se novamente no ponto em que sente o ar a passar, e repare no instante em que a respiração de detém um segundo entre essa inspiração e a expiração que se segue…

Concentre-se de forma idêntica no ciclo seguinte, respiração após respiração, sem qualquer tensão, mas também sem nos relaxarmos ao ponto de cair no torpor.

Observe a sua respiração, aceite-a, não interfira… Observe…
Não modifique a sua respiração. Seja a respiração longa ou curta, limite-se a estar consciente de que ela é longa ou curta.

Não tardará a cair na distracção, acompanhada de uma proliferação de pensamentos, ou num estado vago de semi-sonolência, ou ainda numa combinação dos dois. É aí que a atenção deve intervir: mal se dê conta de que a concentração se perdeu, limite-se a retomá-la, sem sobrevalorizar o facto com arrependimento ou culpa.

Simplesmente regresse à respiração, como a borboleta volta à flor depois de ter esvoaçado de um lado para o outro sem motivo aparente…

Anúncios

One thought on “Meditação sobre o vaivém da respiração

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s