Vamos meditar?

“Do your practice and all is coming”. Esta é provavelmente uma das mais famosas frases sobre Yôga. O autor é  Sri K. Pattabhi Jois, o fundador do Instituto de Pesquisa Ashtanga Yôga, em Mysore, na Índia.

Outra famosa frase famosa do mesmo autor: “One of the hardest parts about Yôga is getting on the mat.”

É mais pura verdade. Muitas vezes arranjamos as maiores desculpas/razões para não começar a nossa prática. Hoje porque não tenho tempo, amanhã porque tenho preguiça, depois de amanhã porque não apetece, e assim passam os nossos dias.

Praticar Yôga regularmente é desafiador: devido à vida familiar, trabalho, compromissos etc..E isso é normal. No entanto, praticar regularmente é fundamental. Não há nenhuma outra maneira de sentir as transformações que o Yôga proporciona ou aprender e beneficiar da prática se não a fizermos com regularidade.

A pensar nisso decidi criar o “Programa de 31 dias de Meditação”. São muitas as pessoas que falam comigo e revelam interesse/curiosidade sobre esta técnica*. Alguns têm apenas uma vaga ideia do que é meditação, outros já conhecem e já experimentaram, mas sentem dificuldade em praticar com regularidade.

O Programa de 31 dias de Meditação tem por objectivo ensinar a criar esse espaço/tempo para que a regularidade na prática venha sem esforço e sem stress para o praticante.

Os estudos científicos sobre meditação que têm vindo a publico nos últimos anos, dão conta de alterações no cérebro dos praticantes ao fim de oito de semanas de prática diária (com a duração de 20 minutos ou mais).

Não vou entrar em facilitismos e dizer que um minuto por dia chega, nem que praticar de vez em quando vai surtir efeito. Mas também não quero que ninguém desista à primeira tentativa, e por isso o Programa está pensado para que cada um possa ir evoluindo paulatinamente.

Podem ver mais detalhes deste evento aqui: “Programa 31 dias de Meditação”

*A meditação é uma prática muito antiga, com origem nas tradições orientais, estando especialmente relacionada às filosofias do Yôga e do Budismo. Contudo, esse termo também é utilizado para designar algumas práticas cultivadas por certas religiões, como o taoísmo e o xamanismo, entre outras, através do deslocamento da consciência do mundo externo para o interno. Sendo eu Professora de Yôga, vou abordar a meditação no âmbito do Yôga.

IMG_9122

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s