Yôga é sentir

“Yôga é 99% prática e 1% teoria. Para quem pratica a teoria é óbvia, para quem não pratica ela é inútil”, frase do célebre Pattabhi Jois, professor de Ashtanga Yôga.  Dele também é a frase “Pratica, e tudo virá”.  Eu concordo com ambas as frases, pois ler sobre Yôga sem praticar adianta tanto como quanto ler livros de receitas sem cozinhar.

Quando eu digo praticar, refiro-me a uma prática regular e profunda.

Prática regular, significa  praticar com constância por longo período de tempo, essa é a condição sine qua non para conseguir evoluir. Já Pátañjali, na obra clássica Yôga Sútra, diz:

Abhyása (prática diligente), consiste no enérgico afã de conquistar a estabilidade. (I-13)

Esta, porém, alicerça-se solidamente só com a prática diligente cultivada por longo tempo, sem interrupções e com profunda dedicação. (I-14)

É como correr a maratona. Ninguém vai conseguir correr uma maratona na primeira vez que sair de casa para correr. Vai precisar de treino contínuo para o corpo se adaptar, para aumentar a resistência, para conseguir respirar correctamente, etc.. E um dia a maratona é conquistada…Também o Yôga envolve todo um processo de conquistas contínuas que só conseguimos praticando ininterruptamente por longo tempo.

Mark Twain

Em quanto mantemos a regularidade na prática, procuramos também que ela se torne cada vez mais profunda. Isto faz-me lembrar uma outra frase, cujo autor desconheço: “Yôga é o que acontece da pele para dentro.”

No Yôga é preciso fechar os olhos e sentir. Sentir a respiração, sentir o corpo, mergulhar na experiência, focalizar a atenção, mentalizar. Percebe os  medos, as limitações, sentir a força, a capacidade de transformação…O Yôga é uma prática, porque nunca acaba. Voltamos sempre lá, a cada aula mergulhamos mais fundo, percebemos mais de nós mesmos!

O instrutor só está na sala para te guiar, para te corrigir, para te ajudar a percorrer o caminho. Mas o Yôga só acontece se tu quiseres, se tu fechares os olhos, mantiveres a mente focada e souberes sentir as transformações no corpo, na tua mente e na tua consciência.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s