O princípio 90/10

De acordo com Stephen Covey, 10% da vida estão relacionados com o que se passa connosco e não temos controle sobre eles, já 90% com a forma como reagimos aos acontecimentos.

Yôga is...an everyday Practice to be your (1)

O que é que isto quer dizer? Realmente, não podemos evitar que o carro avarie, que o avião se atrase, que o semáforo fique vermelho, etc. Isso representa 10% do que nos sucede. Os restantes 90% serão determinados pelas nossas reacções.

Exemplo: Tu estás a tomar o pequeno almoço com a tua família. A tua filha, ao pegar na chávena, deixa cair o café na tua camisa branca de trabalho. Tu não tens controle sobre isto, mas terás sobre o que vai aconter em seguida.

Tu irritas-te, repreendes severamente a tua filha, ela começa a chorar. Depois censuras a tua esposa por ter colocado a chávena na beira da mesa e surge uma acesa discussão. Contrariado e a resmungar, vais trocar a camisa e ao voltar, encontras a tua filha  a chorar mais ainda e ela acaba por perder o autocarro para a escola. A tua esposa vai para o trabalho também contrariada e tu tens que levar a tua filha de carro para a escola. Como estás atrasado, conduzes a alta velocidade e és barrado pela polícia e multado após 15 minutos de discussão. Deixas a tua filha na escola, que desce sem se despedir de ti e ao chegar ao escritório, percebes que te esqueceste da tua mala.
O teu dia começou mal e ansioso para terminar o dia, és recebido friamente e em silêncio pela tua esposa e filha, ao chegar a casa.

Por quê teu dia foi tão mau?
1. Por causa do café?
2. Por causa da tua filha?
3. Por causa da tua esposa?
4. Por causa da multa de trânsito?
5. Por tua causa?

A resposta correta é a  número 5, pois o factor determinante foi a ausência de controle sobre o acontecido.

De outra forma:
O café cai na tua camisa. A tua filha chora e tu dizes: “Está tudo bem querida, só precisas de ter mais cuidado”.
Depois de pegar noutra camisa e na tua mala, olhas pela janela e vês a  tua filha apanhar o autocarro. Sorris e ela retribui.

Percebeste a diferença? Duas situações iguais com finais opostos. Se alguém disser algo negativo sobre ti, não leves a sério, não deixes que os comentários negativos te perturbem, reage apropriadamente e o teu dia não ficará arruinado. Simplesmente porque tu não tiveste controlo sobre o que aconteceu no pequeno-almoço. O modo como reagiste naqueles cinco minutos foi o que estragou o teu dia.

Adaptado de um texto de Stephen Covey, autor do livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”

Pensa nisto, e tem uma semana fantástica!

 

Anúncios

One thought on “O princípio 90/10

  1. Isso é muito verdadr! Se a gente se controla-se mais, muitos “probleminhas” que viram problemões seriam evitados.

    Muito bom o textO!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s