Para refletir…

Ainda na saga dos filmes/vídeos/documentários, quero partilhar com os meus leitores um pequeno vídeo e um filme que nos fazem pensar sobre este mundo em que vivemos.

Timbuktu, é um filme de Abderrahmane Sissako, que estreou em 2014 no Festival de Cannes, foi nomeado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e arrebatou os César. Em Portugal, estreia agora em Maio (provavelmente só cinemas de Porto e Lisboa).

Timbuktu é uma ciadade no centro do Mali. Não muito longe de Timbuktu, agora governada por fundamentalistas religiosos, Kidane vive no deserto com a mulher Satima, a filha Toya e Issan, o pastor de doze anos. Na cidade, as pessoas sofrem com o regime de terror imposto pelos fundamentalistas. A música, o riso, os cigarros e o futebol foram banidos. As mulheres tornam-se sombras mas resistem com dignidade. Todos os dias, os tribunais improvisados decretam leis e sentenças absurdas e trágicas. Kidane e a família têm sido poupados ao caos que reina em Timbuktu. Mas o seu destino muda quando Kidane mata acidentalmente Amadou, o pescador que matou GPS, a vaca preferida da sua manada. Kidane terá então de enfrentar as leis dos ocupantes fundamentalistas.

O realizador conta que a sua inspiração para o filme foi um acontecimento em 2012 no Mali que foi largamente ignorado pelos media. Um casal de trinta e poucos anos, com duas crianças, foi lapidado. O crime de que foram acusados: não serem casados. Aguelhok, a vila onde aconteceu no Mali, não é Teerão nem Damasco e por isso, segundo Sissako, nada se disse sobre o assunto, mas o realizador não conseguiu ficar indiferente e espera que nunca mais uma criança seja obrigada a testemunhar o assassínio dos pais apenas porque se amavam e o fundamentalismo não pára de alastrar.

******

Primitive é um pequeno filme de da Survivel International, uma organização mundial de apoio aos povos indígenas.

 

Dá que pensar, não é?

Anúncios

2 thoughts on “Para refletir…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s