Yôga, stress e energia

No meu dia-a-dia é frequente encontrar pessoas que nunca praticaram Yôga e não sabem bem o que é, e que me dizem:

– “ah…eu não quero praticar Yôga pois eu gosto do stress, da adrenalina do meu trabalho, não quer ficar calmo nem relaxado”.

Estas pessoas têm medo que o Yôga as deixe demasiado paradas, relaxadas, apáticas. Ora isso é mera desinformação. O Yôga é conhecido por ser um dos melhores recursos para gerir o stress, pois aumenta e muito a energia do indivíduo, tornando-o mais forte e jamais parado ou apático.

O stress surge na nossa vida quando o desafio que enfrentamos necessita de um esforço psicobiológico maior do que aquele que somos capazes de suportar. Pode ser um novo trabalho, uma promoção, um novo projecto ou até um evento emocional. O stress é o esforço do indivíduo para fazer frente ao desafio que está acima dele.

As técnicas do Yôga ajudam o praticante a aumentar a sua força (física, mental e emocional), a sua energia e o seu poder de concretização. Praticantes de Yôga são, por isso, pessoas enérgicas, dinâmicas e realizadoras. O Yôga é muito popular junto de músicos, desportistas, empresários e até estrelas de cinema, tudo profissionais habituados a enfrentar grandes desafios.

image (2)

Achar que o stress é uma coisa boa, pode ser um erro fatal. Viver em excessivo e prolongado stress pode gerar burnout,  síndrome da exaustão.

O burnout é caracterizado pela falta de energia ou de motivação para qualquer coisa, incluindo o trabalho, a família e a vida em geral. O burnout gera um estado onde o seu corpo já não tem os recursos para o ajudar a adaptar-se ao ambiente. Isso significa: falta de energia, um sistema imunitário deficiente, sistema hormonal disfuncional e uma série de outros problemas de saúde .

Antes de chegar a um estado de burnout, pense em si, cuide-se, pratique Yôga! Esqueça o velho e gasto preconceito de que o Yôga é uma coisa chata, parada e zen, porque não é!

O Yôga pode fazer de si uma pessoa mais feliz, dinâmica e realizada!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s