Amar as segundas-feiras!

Segunda-feira pode ser um dia maravilhoso! No entanto, é odiado por grande parte da população.

Muitos chegam ao domingo à noite com a sensação desagradável de que o que era bom está a acabar e a tortura vai começar no dia seguinte. Esta forma de ver e sentir o dia-a-dia retira-nos muita energia e qualidade de vida.

E que tal começar a ver a segunda-feira como uma maravilhosa oportunidade de começar algo novo?

A pensar nisso escrevi este pequeno mantra:

E se eu mudar a minha vida esta semana? E se eu trabalhar em algo que gosto? E se eu experimentar algo novo? E se eu aprender algo novo?

É hora de fazer esta semana e cada semana depois dela, melhores do que todas as anteriores. E eu realmente acredito que é possível tornar-se gradualmente a melhor versão de si mesmo a cada dia que passa. É como aquele ditado:

“Não te compare com outras pessoas. Compara-te contigo, ontem. “

tumblr_nk1bl7VF4u1uo3ckio1_1280

Quem gosta de sistemas de organização e gestão do tempo sabe que muitos deles recomendam fazer um planeamento da semana ao domingo à noite. Eu adoro fazer isso, acho que faz toda a diferença, a semana corre sempre melhor e a segunda-feira parece mais leve.

Nos últimos 2 anos tenho  usado  o ZTD (Zen to Do) – The Simple productivity System do Leo Babauta para gerir o meus dia-a-dia. É um sistema simples bastante focado no fazer e não tanto no planeamento. São dez hábitos que devem ser adquiridos gradualmente. Há dois conceitos importantes no ZTD: as Big Rocks (grandes rochas) e as MITs (most importante taks, tarefas importantes).

As Big Rocks são os objectivos que queremos alcançar durante a semana. Devem, portanto, ser planeadas, semanalmente, não mais de 2-3 Big Rocks.

Para cada dia, devemos definir as MITs, as tarefas mais importantes que nos vão ajudar a alcançar as Big Rocks que definimos para a semana.

Com isto em mente é mais fácil fazer pequenas mudanças, concretizar objectivos, concluir projectos.

Se quiseres saber mais sobre o ZTD,  visita o site ZenHabits.

Para terminar sugiro que umas das tuas Big Rocks para esta semana seja: “Iniciar a prática de Yôga”, ou no caso de já praticares, “Não falhar uma aula de Yôga esta semana”. Planeamento é tudo!

Boa Semana!

Anúncios

2 thoughts on “Amar as segundas-feiras!

  1. Olá Ana! É verdade que muitas pessoa não gostam das segundas…eu adoro! Para mim significam um novo recomeço 🙂 Gostei de ler o teu texto! Beijinho grande

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s