Mantra

Mantra pode ser traduzido como vocalização. Compõe-se do radical man (pensar) + tra (instrumento).Mantra pode ser qualquer som, sílaba, palavra, frase ou texto, que detenha um poder específico. Existem mantras para facilitar a concentração e a meditação, mantras para serenar e para energizar, para adormecer e para despertar, para aumentar o fôlego e para educar a dicção, para desenvolver chakras e despertar a kundaliní, etc.

O mantra é um elemento importante da cultura hindu e da prática do Yôga. Nas aulas ou nos treinos os alunos vão aprender kirtans (os mantras para extroversão) e japas (mantras para introversão e meditação).

No vídeo abaixo, o exemplo de um kirtan. No SwáSthya Yôga, os kirtans costumam ter uma natureza alegre e melódica.

Nos primeiros tempos de prática a função dos mantras é limpar as nádís que são canais subtis no nosso corpo, similares ao sistema circulatório ou ao sistema nervoso, por onde flui o prána (bio-energia). É comum que as nádís estejam parcialmente obstruídas (como ocorre com os vasos sanguíneos). O uso dos mantras permitirá a limpeza, a purificação e o perfeito fluxo do prána por tais vias. Assim o yôgin ganha dinamismo e vitalidade, necessárias ao seu desenvolvimento.
Outras funções menores podem ser observadas como a melhoria da voz, da dicção, a afinação, do ritmo, da concentração, da atenção, da memória e ainda da socialização e dinâmica de grupo.

Numa segunda instância, nas práticas de Swásthya Yôga mais avançadas, os mantras passarão a auxiliar os processos meditativos e outros estados mais avançados de consciência.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s