O Bambu

O bambu é flexível, talvez essa seja a sua característica mais conhecida. Os sábios orientais gostavam de observar esta planta para ver como se comportava no meio de um vendaval.
O bambu curva-se perante o vento, mas depois volta intacto à sua posição original. Já as árvores rígidas quebram com o vento muito forte.
bambu
O que é que podemos aprender com o bambu?
Para os orientais, a rigidez é sinal de morte. Uma pessoa rígida de mais, não vive está morta. Flexibilidade é sinal de vida, é sinónimo de ser capaz de se adaptar às circunstâncias, significa também não resistir às coisas que naturalmente acontecem na nossa vida. O bambu não resiste à força do vento, curva-se perante o vento e assim evita os danos que ele lhe poderia causar.
421676_323808907667937_1825578431_n

 

 

Além da flexibilidade, os taoístas descobriram uma outra qualidade interessante no bambu, o caule oco, vazio. Se não fosse assim, o bambu seria pesado, rígido e inflexível.

Para os orientais o vazio significa “o todo”, “o universo”.  Tudo nasce no vazio e tudo volta para o vazio.   O Tao Te Ching, diz: “O vaso é feito de argila, mas é o vazio que o torna útil. Abrem-se portas e janelas nas paredes de uma casa, mas é o vazio que a torna habitável”. O vazio é invisível. Apesar de óbvio, este pormenor é fundamental porque mostra que as coisas mais importantes são invisíveis. Os sábios sabem que existem coisas mais profundas do que as aparências.

O vazio é importante para a mente. Uma mente cheia de preocupações, não pode pensar direito, não pode tomar boas decisões. Quando esvaziamos a mente, ficamos abertos a novos pensamentos, ideias, soluções etc. Uma mente vazia é clara e iluminada, está em constante actividade e transformação.

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s