#1 Livros que li e recomendo – The Miracle of Mindfulness

Thich Nhat Hanh é um dos mestres do zen-budismo mais conhecidos e respeitados no mundo de hoje. É também poeta e activista da paz e dos direitos humanos. Tem uma história de vida incrível que podem conhecer aqui: Plum Village.

É sem dúvida um dos grandes professores do nosso tempo. Tem um modo de se expressar muito simples, mas a sua mensagem revela a pureza do profundo entendimento da realidade que vem certamente das suas meditações e do seu trabalho em prol da comunidade.

Um dos seus livros mais conhecidos, The Miracle of Mindfulness – Introduction to the Practice of Meditation, apresenta uma abordagem muito interessante para despertar a atenção plena (mindfulness), que é essencial para se alcançar o estado de meditação. O livro contém vários exercício e dicas excelentes para aplicar no dia-a-dia.

Partilho um pequeno trecho:

“While washing the dishes one should only be washing the dishes, which means that while washing the dishes one should be completely aware of the fact that one is washing the dishes.

At first glance, that might seem a little silly: why put so much stress on a simple thing? But that’s precisely the point. The fact that I am standing there and washing these bowls is a wondrous reality. I’m being completely myself, following my breath, conscious of my presence and conscious of my thoughts and actions. There’s no way I can be tossed around mindlessly like a bottle slapped here and there on the waves.”

Quantas vezes não vivemos em piloto automático, sem consciência nenhuma do momento? Realizamos as tarefas mais simples completamente dispersos e relacionamo-nos com os outros sem lhes dar verdadeiramente a nossa atenção.  Tarefas corriqueiras, como lavar a loiça, podem ser um óptimo treino para trazer a nossa mente para a atenção plena.

A prática da atenção plena traz-nos para o momento presente, e faz-nos viver mais intensamente. Por experiência, sei que quando pratico a atenção plena no meu dia-a-dia, a prática de meditação se torna muito mais fácil, e o melhor de tudo é a sensação de que vivo muito mais!

Recomendo vivamente a leitura do The Miracle of Mindfulness – Introduction to the Practice of Meditation,  a todos os interessados em melhorar a sua prática de meditação!

tchit

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s